terça-feira, 17 de abril de 2012

16/04/2012

Hoje finalmente o céu abriu numa noite de lua nova. Quando vi a clareza que estava o céu esta noite corri logo para ver e procurar os DSO´s mais tênues.

O primeiro objeto que observei nesta noite, por volta as 23h, foi Ômega Centauro. Aproveitei então para procurar alguns objetos próximos a ômega que eu nunca tinha visto. No caso NGC 5286 e NGC 5128.

Achar NGC 5286 foi fácil. Trata-se um aglomerado globular muito menor que Ômega Centauro, mas muito bonito e definido. O aglomerado fica do lado de uma estrela bem brilhante e é fácil de localizar.



Depois disso procurei um objeto fácil de localizar devido a sua posição (praticamente em cima de Ômega Centauro naquele momento), mas de dificil visualização. Trata-se de NGC 5128, uma galáxia de formato peculiar. Porém, no telescópio, só dava pra perceber que havia uma manchinha ali, mas não dava pra reconhecer forma nenhuma.





Como o céu estava muito bom essa noite, arrisquei tentar objetos que eu nunca tinha visto ainda na cidade. No caso, procurei pelo "fantasma de jupiter" (NGC 3242), uma nebulosa planetária muito bonita. Achei que não iria encontrá-lo, pois localiza-se na constelação de Hydra, muito grande e com poucas estrelas marcantes. Para minha surpresa, consegui encontrar e fiquei encantado com o que eu vi. No inícios achei que não estava encontrando, depois percebi que aquilo que eu estava vendo não era uma estrela, era a prória nebulosa, tão densa e brilhante que parecia uma estrela! Consegui perceber um lindo aspecto esverdeado na nebulosa. Foi o ponto alto da noite, fiquei muito feliz de ter encontrado e muito emocionado com o que vi.



Animado com o fato de ter encontrado o Fantasma de Jupiter tentei aproveitar que a constelação de Lobo estava bem alta no céu e procurar mais um DSO. Escolhi  NGC 5986, um aglomerado globular pequeno também. Para a minha surpresa encontrei de primeira.

 

Objetos observados:

Ômega Centaruo
NGC 5128 (galaxia) (mag. 7) - Centauro
NGC 5286 (aglomerado globular pequenininho) (mag. 7,6) - Centauro
NGC 3242 (fantasma de jupiter -  nebulosa planetária) (mag. 9) – Hydra
NGC 5986 (aglomerado globular pequeno como NGC 5286) – Lobo (mag.7,1)
M4 – (Aglomerado globular) - Escorpião



Nenhum comentário:

Postar um comentário