segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diario Estelar - 29/01/2012

Neste dia, olhei para o céu e vi uma lua crescente e o tempo perfeitamente aberto, coisa que não acontecia desde dezembro, quando começou a chover.
A primeira coisa que notei foi que olhando para o sul era perceptível a faixa da via lactea, mais precisamente os aglomerados na região de Carina.

Apontei o telescópio para o que parecia ser uma faixa pouco nítida da via lactea e dei de cara com Eta Carinae, uma aglomerado riquíssimo com uma grande nebulosidade.

(Fonte: Astrophotography from Argentina http://en.iwtb.com.ar/)

Virando o telescópio somente um pouco pra esquerda e pra baixo encontrei um aglomerado aberto tão denso que se parecia com um aglomerado globular gigante. Tratava-se de NGC 3532, um aglomerado aberto estremamente denso, de formato circular e com duas estrelas que se destacavam.



Procurando no Cruzeiro do Sul também encontrei a caixinha-de-jóias, pequena e merecedora de seu nome, com estrelinhas pequenas, juntinhas e coloridas.



Procurei o aglomerado globular NGC 2808 em Carina (no falso Cruzeiro do Sul) mas não consegui encontrar. Porém encontrei NGC 2516, uma aglomerado pequeno porém lindo, com estrelas coloridas.




Mas o que mais me surpreendeu esta noite foi ter visto pela primeira vez Marte. A princípio, parecia que o telescópio estava descolimado e eu estava vendo uma imagem dupla quando tentava focalizar. Porém, depois que o astro subiu um pouco mais no céu deu pra perceber o seu formato esférico, cor avermelhada e surpreendentemente uma calota polar!

(fonte: Associação de Astrónomos Amadores da Madeira http://astronomiamadeira.net/galeria-astrofotografia/)

Terminei a noite sem esperar por Saturno, que iria aparecer por volta das 4h.


Objetos observados:
NGC 3372 (Eta Carinae) – Grande aglomerado com nebulosidade
NGC 3532 – Aglomerado aberto extremamente denso
NGC 4755 (Caixinha de Jóias)
NGC 2516 – Aglomerado aberto pequeno que lembra a Caixinha de jóias
Marte



ATENÇÃO: As imagens postadas são meramente ilustrativas, servindo somente para representar o astro observado e não refletem o que eu pudi visualizar. Postarei a fonte sempre que essas imagens não forem de domínio público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário