terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diario Estelar - 30/01/2012

Ontem foi uma noite especial. O amigo Julio veio até minha casa e olhou pela primeira vez por um telescópio, o que é algo sempre muito emocionante pra qualquer um.

Fomos direto para Jupiter, antes que este se pusesse em meu quintal. Ele estava bem ao lado da lua as 21h e o Julio não conseguia para de olhar para o planeta!

(imagem de minha autoria)


Como eu disse, o Julio não queria parar de olhar Jupiter, e assim quase perdemos as Pleiades! Por causa da lua, não conseguimos notar a nebulosidade que dá tanta graça às Pleiades, e vimos somente o aglomerado.



Depois apontamos o telescópio para a mais visível nebulosa de todo o céu, a Grande Nebulosa de Órion (M42). Órion estava bem no alto do céu as 21h. Deu pra notar bem o seu tom esverdeado e ver perfeitamente o trapézio em seu centro com a lente de 30mm.



Partimos para a constelação de Carina. Vimos alguns objetos que eu já havia observado no dia anterior. Porém localizamos um aglomerado aberto tão lindo quanto pequeno,, NGC 3766, também conhecido como Pearl Cluster.




Também observamos NGC3293, que confundi e lembra muito  NGC3766.



Voltando o telescópio um pouco para cima pudemos observar as Pleiades do Sul, um conjunto aberto que nem de longe lembra as Pleiades.



Também observamos NGC 2516, um aglomerado aberto em Carina, ao lado do "falso cruzeiro do sul"



Depois, o amigo Samuel chegou e o Julio partiu. Mostrei para o Samuel os mesmo objetos que já havia visto com o Julio. Porém, já passava da 1h30 e o coitado do Samuel já estava morrendo de sono (depois de tomarmos 4 cervejas cada) e não queria esperar pelo grande espetáculo da noite, Saturno, alegando que não iria aguentar nem mais 10 minutos para o astro ficar visível no céu do meu quintal. Aquele dia decidi que o Samuel não iria sair dali sem ver Saturno, e então levamos o telescópio de 30kg lá para o meio da rua, aonde já dava para ver o planeta. A reação do Samuel foi de extrema extasia ao ver o planeta dos anéis, ficando maravilhado e não acreditando em seus olhos. Acredito que o Samuel ficou pelo menos uns 30 minutos maravilhado e dizendo sem para o quanto aquilo era incrível, tendo perdido até o sono! Os anéis de Saturno estão ficando cada vez mais inclinados em relação ao planeta, e este ano está sensacional! Dava pra ver perfeitamente o espaço entre o planeta e os anéis, e até a divisão Cassini (entre os anéis) a gente conseguiu reparar. A imagem abaixo eu obtive ano passado, sem nenhum suporte para camera, mas pretendo obter outra este ano.

(imagem de minha autoria)


Por fim, já havia passado mais de uma hora e tanto Saturno quanto Ômega Centauro já estavam visíveis do meu quintal. Terminamos a noite então observando este que é o maior aglomerado globular de todo o céu. Porém, não estava muito nítido na noite clara de ontem e com tanta poluição luminosa.

(fonte: Fabiano Diniz http://astronomiaeatmosfera.blogspot.com/2011/01/aglomerado-omega-do-centauro.html)

Objetos observados:
Jupiter
NGC 3572 (Eta Carinae) - Conjunto aberto com nebulosidade
NGC 3532 - Conjunto bberto
Pleiades do Sul - Conunto aberto
NGC 3293 - Conjunto aberto pequeno (coisinha linda)
NGC 4755 - Caixinha de jóias
NGC 2516 - Conjunto aberto ao lado do "falso cruzeiro do sul"
M42 - Nebulosa de Órion
Ômega Centauro - Aglomerado globular
M41 - Conjunto aberto perto de Sirius
Saturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário