quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Diário Estelar - 15/02/2012

Ontem o céu milagrosamente limpou após à meia-noite depois de mais de uma semana fechado.
Aproveitei este raro momento em nossa estação para observar e inclusive estreiar o meu novo binóculos.
Me dirigi para a constelação de Cão Maior (da estrela Sirius), que estava bem alta no céu.
A primeira coisa que se destaca quando olhamos essa constelação é o aglomerado aberto M41, de magnitude 4,5:



Em seguida me dirigi para M47, outro aglomerado aberto de magnitude 4,4:



M47 se localiza muito próximo de M46, um aglomerado aberto muito mais tênue (de magnitude 6,1), porém, muito mais belo devido à sua sutileza e ainda por esta sobreposto a outro objeto de céu profundo muito interessante, uma nebulosa planetária (resto de uma explosão estelar) muito difícil de se observar devido a sua magnitude (10,0), porém linda, NGC 2438. Pelo telescópio só pude notar (de canto de olho) que havia uma nebulosa de formato oval ali, mas não era possível perceber o halo no centro:

fonte: http://www.tcaa.us/Astronomy


Minhas observações essa noite acabaram por aí mesmo. Meu pescoço já estava doendo de procurar objetos tão alto no céu e me concentrei em apreciar a nebulosa planetária ao invés de procurar outros objetos próximos.


Objetos observados:
M41 - Aglomerado aberto
M47 - Aglomerado aberto
M46 - Aglomerado aberto
NGC 2438 - Nebulosa Planetária sobreposta à M46

Nenhum comentário:

Postar um comentário